Enquete do PL 4198/2012

Resultado

Resultado parcial desde 06/04/2018

Opção Participações Percentual
Concordo totalmente 9 38%
Concordo na maior parte 1 4%
Estou indeciso 0 0%
Discordo na maior parte 1 4%
Discordo totalmente 13 54%

O que foi dito

Pontos mais populares

Aumenta turismo no litoral catarinense de Florianópolis e Bombinhas, especialmente no ramo hoteleiro e de alimentação.

Anderson Nazário 24/07/2019
1

Diminuir a restrição de uma UC é um retrocesso, especialmente quando as ferramentas de gestão estão funcionando (a maioria das UCs no Brasil são instituídas somente no papel, isso quando estão instituídas) ... Na minha opinião somente dará brechas para interesses específicos de partidários e seus aliados, e eles não dão ponto sem nó!

Hanna Carolina 13/07/2021
4

Todos os pontos levantados pelos usuários

Exibindo resultados 1 a 10 de 10 encontrados.

Baixar
  • Ponto negativo: A ReServa Marinha Arvoredo foi criada com o objetivo principal de preservar um dos maiores berçários aquáticos no sul do Brasil, é inadmissível mudar uma categoria ambiental somente em virtude de uma legislação falha, que não usa conhecimentos técnicos ambientais. Audiências públicas sem a participação de todas as sociedades interessadas. Falam do turismo e da economia pesqueira da região, mais do que adiantaO lobby petrolífera e construção civil contra meio ambiente, quem serão responsáveis?

    Claire Aquino 06/10/2021
    0
  • Ponto negativo: É uma proposta que extingue uma das unidades de conservação mais importantes do Atlântico Sul. Na comissão o assunto não permitiu trazer informações técnicas das universidades locais que acompanham o assunto de perto e há anos. Hoje já existe um projeto de lei tramitando na ALESC para a criação de recifes artificiais, iniciativa que com certeza fortalecerá o turismo permitindo com que se conserve a Reserva Marinha e a sua área de amortecimento.

    Eduardo 26/07/2021
    1
  • Ponto negativo: Penso que o esforço deveria ser feito em ajustar as falhas que estão sendo pontuadas, como na fiscalização, do que alterar a categoria de uma unidade de conservação que tem mostrado bons resultados de gestão e preservação. Nosso oceano, claramente precisa de maiores esforços para serem mais conservados.

    Bianca Parizotto 14/07/2021
    2
  • Ponto negativo: Diminuir a restrição de uma UC é um retrocesso, especialmente quando as ferramentas de gestão estão funcionando (a maioria das UCs no Brasil são instituídas somente no papel, isso quando estão instituídas) ... Na minha opinião somente dará brechas para interesses específicos de partidários e seus aliados, e eles não dão ponto sem nó!

    Hanna Carolina 13/07/2021
    4
  • Ponto negativo: Temos apenas duas Reservas Biológicas Marinhas no Brasil, sendo que a manutenção da Reserva do Arvoredo contribui diretamente para a riqueza dos estoques pesqueiros no seu entorno, além de possibilitar visitação com fins educativos e de pesquisa. Enquanto um Parque, que possibilita visitação também com fins turísticos, pode trazer impactos negativos e estes estoques pesqueiros e a biodiversidade, especialmente pela dificuldade de gestão de uso público em que passam as Unidades de Conservação.

    Rosemeri Carvalho Marenzi 13/07/2021
    3
  • Ponto negativo: O momento político atual talvez não seja o mais adequada para a recategorizaçao da Rebio Arvoredo à Parque, já que a gestão dessa área está sendo feita atualmente de forma conjunta com outras unidades de conservação pelo NGI-Florianópolis. O ideal é que o futuro Parque tivesse uma gestão voltada unicamente para a implementação da UC, garantindo a elaboração do Plano de Manejo e do Plano de Uso Público de forma participativa e ágil.

    Adriana Carvalhal 13/07/2021
    0
  • Ponto positivo: A Recategorização para Parque Nacional só é positiva com a manutenção do Art 2º do PL, que delimita a ZA do futuro Parque. Esse instrumento é fundamental para minimizar o impacto das atividade humanas no entorno do Parque, garantindo uma área mais preservada e mais atrativa para o turismo como um todo!!!

    Adriana Carvalhal 13/07/2021
    1
  • Ponto negativo: A mudança de categoria de uma Unidade de Conservação não deveria ser feita de forma alguma em um projeto do Legislativo, complete te desvinculado dos motivos técnicos e científicos deram suporte a decisão pela categoria atual. Essa mudança, se viável, deve ser proposta pelo órgão gestor consonância com o conselho da UC e tendo como base uma análise técnica aprofundada dos prejuízos possíveis à conservação da biodiversidade. Pior ainda, alterar sua ZA, cuja fundamentação técnica é crucial.

    Alexandre Krob 22/05/2021
    4
  • Ponto positivo: Acredito que com a visitação (embora controlada) aumentará em muito a conscientização quanto á preservação; e com os meios tecnológicos atuais, os próprios visitantes se transformarão também em fiscais contra a pesca predatória e o lixo no mar.

    Sérgio Alexandre Sodré 19/05/2021
    1
  • Ponto positivo: Aumenta turismo no litoral catarinense de Florianópolis e Bombinhas, especialmente no ramo hoteleiro e de alimentação.

    Anderson Nazário 24/07/2019
    1
vote nesta enquete