Enquete da PEC 471/2005

Resultado

Resultado parcial desde 04/05/2018

Opção Participações Percentual
Concordo totalmente 4.009 38%
Concordo na maior parte 45 0%
Estou indeciso 18 0%
Discordo na maior parte 36 0%
Discordo totalmente 6.767 62%

Resultado na metodologia anterior Sobre Resultado na metodologia anterior?

Resultado parcial desde 04/05/2018

Representação dos dados do gráfico em forma de tabela
Opção Participações Percentual
Concordo 128 98
Discordo 3 2

O que foi dito

Pontos mais populares

Questão de justiça, e evitar que as Serventias de baixa rentabilidade dos interiores sejam fechadas, o que gerará grandes transtornos.

Nilza Souza 23/12/2018
131

Essa PEC é um total retrocesso, além de totalmente abusiva e injusta com inúmeros candidatos que dedicam uma boa parte do tempo, abdicando de inúmeras coisas, se preparando para exercer uma função pública. LEMBRE-SE: Concurso Público é a forma mais democrática da prestação de um serviço público. Concurso Público é um dos maiores exemplos de democracia. Essa PEC, se aprovada, portanto, afronta o próprio Estado Democrático de Direito. Espero que nossos representantes façam o certo e a rejeitem.

Cícero Oliveira Leczinieski 30/11/2021
238

Todos os pontos levantados pelos usuários

Exibindo resultados 1 a 10 de 950 encontrados.

Baixar
  • Ponto positivo: Cartórios que jamais serão aceitos por concursados serão efetivamente providos por quem de direito, pessoas trabalhadoras e honestas que dão o sangue pela sua localidade.

    MATEUS BORTOLINI 20/06/2023
    1
  • Ponto negativo: Isso é a criação dos feudos notariais, discordo totalmente.

    Manoel Ilexpp 20/02/2023
    0
  • Ponto positivo: De fato os interinos merecem respeito pelo tempo dispensado ao judiciário, dedicam tempo a prestar um bom serviço ao extrajudicial e depois são dispensados sem nenhum respeito.

    Vanessa 16/03/2022
    6
  • Ponto positivo: Os interinos merecem respeito pelo tempo que se dedicam ao judiciário, dedicam sua vida e depois saem sem direito a nada e sem saber o que fazer, porque o que sabem é trabalhar e dedicar ao cartório, tem que começar sua vida profissional do zero, muito injusto, sendo um interino formado em direito e que tenha uns 5 anos de interinidade sou a favor da efetivação do mesmo.

    David Henrique 11/03/2022
    5
  • Ponto negativo: Retrocesso! Absurdo! A aprovação dessa PEC é a prova que o Brasil é o país "do jeitinho". Se existe quem queira ser titular de cartório "dado" porque então esses que estão se beneficiando não prestam concurso como todos os outros? Absurdo.

    Leticia Fernanda 07/03/2022
    3
  • Ponto negativo: A desculpa os que são favoráveis à PEC de que as serventias pequenas no interior ficarão sempre vagas, já não funcional. O CNJ já propôs a renda mínima para os Estado estipularem a sua, para que nenhum oficial registrador receba menos que do estipulado como mínimo. E outra situação é que o oficial do município vizinho poderá acumular, deixando um interino lá , temporariamente. Portanto, nunca ficará vazia , é questão de organização.

    PAULO CESAR T CAVALCANTI 22/12/2021
    2
  • Ponto positivo: Ponto positivo é prá quem não estuda e recebe uma serventia extrajudicial de "mão beijada", apadrinhamento! NÃO se pode mais no Brasil se aceitar isso, acredito que esse tempo já passou

    PAULO CESAR T CAVALCANTI 17/12/2021
    4
  • Ponto positivo: Justo! Considerando que várias profissionais contribuíram anos para a sociedade e hoje encontra-se desempregados por que houve um concurso público que determinou que eles não são capazes, sendo que tem gente que trabalhou 10..15...20 anos em cartório e saíram, sem indenização, sem nada!

    Monica Oliveira 17/12/2021
    5
  • Ponto negativo: Uma pesquisa realizada entre advogados do PR revelou que eles preferem os cartórios estatizados do que os privados.

    Clarissa Rangel Betti 16/12/2021
    0
  • Ponto positivo: Considere um interino que está há mais de cinco anos em um cartório que já foi ofertado em mais de uma oportunidade aos candidatos aptos em concurso, mas por estar situado no interior, nenhum interessado assume a serventia. É justo que este interino permaneça "ad eternum" na interinidade? Por outro lado, considere uma serventia onde há cabdidato aprovado interessado em assumir, porém, a nomeação fica suspensa por haver liminar em favor do interino. São duas situações bem diferentes.

    Marcus Cabral 16/12/2021
    1
vote nesta enquete

Enquetes populares nesta semana

  1. PL 2717/2019

    O Projeto de Lei 2717/19 define a saúde estética como área de atuação de biólogos, biomédicos, enfermeiros, farmacêuticos, fonoaudiólogos e fisioterapeutas. Conforme o texto, o profissional deve ter título de especialidade regulamentado pelo respectivo conselho de fiscalização. A proposta está em tramitação na Câmara dos Deputados. Segundo o autor, deputado Fred Costa (Patriota-MG), há insegurança jurídica nesse segmento. “A ideia é permitir que esses profissionais exerçam seus conhecimentos em saúde estética, desde que dentro dos limites da área de atuação, da formação profissional e das diretrizes curriculares”, afirmou. Tramitação A proposta tramita em caráter conclusivo e será analisada pelas comissões de Trabalho, de Administração e Serviço Público; de Seguridade Social e Família; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

  2. PLP 235/2019

    O Projeto de Lei Complementar (PLP) 235/19, já aprovado pelo Senado, cria o Sistema Nacional de Educação (SNE), com o objetivo de alinhar, harmonizar e articular políticas, programas e ações da União, dos estados, do Distrito Federal e dos municípios na área educacional. A proposta está agora em análise na Câmara dos Deputados. Pelo texto, a ideia é universalizar o acesso à educação básica e garantir padrão de qualidade; erradicar o analfabetismo; assegurar as oportunidades educacionais; articular níveis, etapas e modalidades de ensino; cumprir planos de educação nos entes federativos; e valorizar os profissionais da educação, entre outras ações. Como princípios e diretrizes do SNE, são mencionadas a igualdade de condições para acesso e permanência na escola, na alocação de recursos e na definição de iniciativas; a articulação entre escola, trabalho e prática social; e ações inclusivas para alunos e populações de comunidades tradicionais, indígenas e quilombolas. Entre os objetivos, estão universalizar o acesso à educação básica, erradicar o analfabetismo e fortalecer os mecanismos redistributivos, todos com qualidade. Fazem parte desses dispositivos a assistência técnica, pedagógica e financeira; a infraestrutura física, tecnológica e de pessoal; e a participação democrática nos processos. Estados, Distrito Federal e municípios terão até dois anos para aprovar legislação específica para criação dos respectivos sistemas estaduais, distrital e municipais de educação. O Ministério da Educação deverá prestar assistência a todos. “O Sistema Nacional de Educação poderá representar um estímulo ao princípio da colaboração entre governos na adoção de políticas educacionais”, afirmou o autor da proposta, senador Flávio Arns (Podemos-PR), ao defender as mudanças. Tramitação O projeto tramitará em conjunto com iniciativa da Câmara (PLP 25/19) e será analisado pelas comissões de Educação; de Finanças e Tributação; e de Constituição e Justiça e de Cidadania. Depois seguirá para o Plenário.     Saiba mais sobre a tramitação de projetos de lei complementar

  3. PL 85/2024

    Dispõe sobre fornecimento gratuito da caneta de adrenalina auto injetável pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

  4. REQ 201/2023 CE

    Requer a realização de Audiência Pública no âmbito da Comissão de Educação para discutir o Projeto de Lei nº. 2304/2019.

  5. PEC 14/2021

    Altera o art. 198 da Constituição Federal para estabelecer o Sistema de Proteção Social e Valorização dos Agentes Comunitários de Saúde e Agentes de Combate às Endemias, a aposentadoria especial e exclusiva, e fixar a responsabilidade do gestor local do SUS pela regularidade do vínculo empregatício desses profissionais.

  6. PL 4476/2023

    Estabelece a definição de moedas sociais, bem como regula a sua emissão e transação através da tecnologia de registro distribuído.