Enquete da PEC 16/2021 (Fase 1 - CD)

Resultado

Resultado final desde 24/06/2021

Opção Participações Percentual
Concordo totalmente 1.621 95%
Concordo na maior parte 25 1%
Estou indeciso 1 0%
Discordo na maior parte 4 0%
Discordo totalmente 75 4%

O que foi dito

Pontos mais populares

Votem SIM! Milhares de brasileiros tem direitos de gozar de dupla cidadania. O Brasil é um país de diversos povos (portugueses, italianos, alemães, judeus, japoneses, etc).

Humberto Cunha 28/06/2021
150

Nenhum, só vejo pontos positivos nessa lei e assegura direitos que jamais deveriam ter sido cerceados a quem tem direito a uma outra nacionalidade.

Elson Freire 04/08/2021
82

Todos os pontos levantados pelos usuários

Exibindo resultados 1 a 10 de 89 encontrados.

Baixar
  • Ponto positivo: Em casos de divórcios e outros trâmites legais os cônjuges com dupla nacionalidade tem outro país para lê darem suporte; prejudicando o brasileiro que não tem dupla nacionalidade, uma vez que a dificuldade para ele recorrer e permanecer no país de origem do cônjuge será muito maior por não ter direitos civis na nação estrangeira.

    ULTRA PLUS OPPORTUNITY 04/10/2023
    0
  • Ponto positivo: Mais um ponto positivo é que dupla nacionalidade é uma herança immaterial intangível que o cônjuge recebe e pode transmitir a outrem (observado a regra de cada país). As pessoas quando se casam legalmente no Brasil passam a ter direitos e responsabilidades sobre tudo que conquistaram juntos após o casamento inclusive se o cônjuge receber heranças seja ela qual for, e esse direito também está sendo prejudicado, devido a perca da cidadania brasileira em casos de naturalização.

    ULTRA PLUS OPPORTUNITY 04/10/2023
    0
  • Ponto positivo: Ser brasileiro onde seu cônjuge possui dupla nacionalidade e você não pode para não perder a sua, significa que o seu cônjuge brasileiro tem mais direitos que você. Toda vez que for viajar ou trabalhar em outro país, precisará pedir anuência de seu cônjuge e isso é vexatório. Esse privilégio onde alguns brasileiros podem ter dupla nacionalidade e outros não, precisa acabar somos um país missigenado uns conseguem provar sua descendência com documentos e os que não, ficam de fora desse "clube"

    ULTRA PLUS OPPORTUNITY 04/10/2023
    0
  • Ponto positivo: A Proposta de Emenda à Constituição (PEC) em questão apresenta apenas vantagens. A ideia de limitar a dupla cidadania exclusivamente a casos de "jus sanguinis" (direito de sangue) não acompanha a realidade contemporânea. Atualmente, muitos brasileiros obtêm uma segunda cidadania, não por laços sanguíneos, mas pelo tempo de residência em outros países. Isso demonstra uma integração global e uma abertura às oportunidades internacionais, sem que essas pessoas percam sua identidade ou amor pelo BR

    Daniel Garcia 13/09/2023
    1
  • Ponto positivo: O ponto positivo é se manter brasileiro, não importa onde você escolheu viver. Até porque, muitos como eu passam a viver fora do país por oportunidades de trabalho melhores. Se não fosse por isso, eu não precisaria sair do meu país. Tenho orgulho de ser brasileira e não gostaria de perder minha cidadania.

    Tatiane Almeida 03/09/2023
    2
  • Ponto positivo: Só se veem pontos positivos nesta PEC. Ninguém será prejudicado e não há sentido em restringir a dupla cidadania somente aos casos de “jus sanguinis”. Há cada vez mais brasileiros adquirindo uma segunda nacionalidade devido ao tempo de residência em outros países e nem por isso são menos brasileiros. Como ponto negativo, só se pode destacar a lentidão para que a PEC seja definitivamente aprovada.

    Deives Rosa 09/08/2023
    11
  • Ponto positivo: A possibilidade de brasileiros adquirirem outra nacionalidade, desde que respeitadas as condições brasileiras (ou seja sem ferir interesses brasileiros nem uso para fins ilícitos), proporciona oportunidades ampliadas de mobilidade global, emprego e educação. Isso permite que eles vivam, trabalhem e estudem em outros países, contribuindo para o seu crescimento pessoal e profissional, além de fortalecer laços culturais e econômicos entre o Brasil e o mundo.

    Rodrigo Dantas Coelho 30/06/2023
    6
  • Ponto negativo: Morosidade do congresso brasileiro. Uma vergonha que esta mudança na constituição, que corrige uma injustiça, proposta tardiamente em 2019 ainda não esteja pronta.

    Júnior Santana 29/06/2023
    10
  • Ponto positivo: Nosso país foi colonizado por diversos povos imigrantes, que deixaram seus países para ajudar a construir o nosso. Não se pode apagar a tradição, a cultura e o pertencimento de cada povo às suas origens. 70% dos brasileiros tem direito a outra nacionalidade graças a esses imigrantes, um direito de todos que não pode ser cerceado por um lapso desta constituição. Além de não prejudicar ninguém.

    Júnior Santana 29/06/2023
    5
  • Ponto negativo: Cidadania é um Direito incondicional e assim deveria ser tratado !

    Luis Alberto de Araujo Ramos 28/06/2023
    0

Enquetes populares nesta semana

  1. PL 2717/2019

    O Projeto de Lei 2717/19 define a saúde estética como área de atuação de biólogos, biomédicos, enfermeiros, farmacêuticos, fonoaudiólogos e fisioterapeutas. Conforme o texto, o profissional deve ter título de especialidade regulamentado pelo respectivo conselho de fiscalização. A proposta está em tramitação na Câmara dos Deputados. Segundo o autor, deputado Fred Costa (Patriota-MG), há insegurança jurídica nesse segmento. “A ideia é permitir que esses profissionais exerçam seus conhecimentos em saúde estética, desde que dentro dos limites da área de atuação, da formação profissional e das diretrizes curriculares”, afirmou. Tramitação A proposta tramita em caráter conclusivo e será analisada pelas comissões de Trabalho, de Administração e Serviço Público; de Seguridade Social e Família; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

  2. PEC 14/2021

    Altera o art. 198 da Constituição Federal para estabelecer o Sistema de Proteção Social e Valorização dos Agentes Comunitários de Saúde e Agentes de Combate às Endemias, a aposentadoria especial e exclusiva, e fixar a responsabilidade do gestor local do SUS pela regularidade do vínculo empregatício desses profissionais.

  3. PL 85/2024

    Dispõe sobre fornecimento gratuito da caneta de adrenalina auto injetável pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

  4. PLP 235/2019

    O Projeto de Lei Complementar (PLP) 235/19, já aprovado pelo Senado, cria o Sistema Nacional de Educação (SNE), com o objetivo de alinhar, harmonizar e articular políticas, programas e ações da União, dos estados, do Distrito Federal e dos municípios na área educacional. A proposta está agora em análise na Câmara dos Deputados. Pelo texto, a ideia é universalizar o acesso à educação básica e garantir padrão de qualidade; erradicar o analfabetismo; assegurar as oportunidades educacionais; articular níveis, etapas e modalidades de ensino; cumprir planos de educação nos entes federativos; e valorizar os profissionais da educação, entre outras ações. Como princípios e diretrizes do SNE, são mencionadas a igualdade de condições para acesso e permanência na escola, na alocação de recursos e na definição de iniciativas; a articulação entre escola, trabalho e prática social; e ações inclusivas para alunos e populações de comunidades tradicionais, indígenas e quilombolas. Entre os objetivos, estão universalizar o acesso à educação básica, erradicar o analfabetismo e fortalecer os mecanismos redistributivos, todos com qualidade. Fazem parte desses dispositivos a assistência técnica, pedagógica e financeira; a infraestrutura física, tecnológica e de pessoal; e a participação democrática nos processos. Estados, Distrito Federal e municípios terão até dois anos para aprovar legislação específica para criação dos respectivos sistemas estaduais, distrital e municipais de educação. O Ministério da Educação deverá prestar assistência a todos. “O Sistema Nacional de Educação poderá representar um estímulo ao princípio da colaboração entre governos na adoção de políticas educacionais”, afirmou o autor da proposta, senador Flávio Arns (Podemos-PR), ao defender as mudanças. Tramitação O projeto tramitará em conjunto com iniciativa da Câmara (PLP 25/19) e será analisado pelas comissões de Educação; de Finanças e Tributação; e de Constituição e Justiça e de Cidadania. Depois seguirá para o Plenário.     Saiba mais sobre a tramitação de projetos de lei complementar

  5. PL 536/2024

    Regulamenta a profissão de Motorista Autônomo de Serviços de Mobilidade Urbana e dá outras providências.

  6. PL 4476/2023

    Estabelece a definição de moedas sociais, bem como regula a sua emissão e transação através da tecnologia de registro distribuído.