Enquete do PL 1788/2021

Resultado

Resultado final desde 12/05/2021

Opção Participações Percentual
Concordo totalmente 58 61%
Concordo na maior parte 3 3%
Estou indeciso 0 0%
Discordo na maior parte 8 8%
Discordo totalmente 27 28%

O que foi dito

Pontos mais populares

Sou professor e auto das ações afirmativas no movimento negro quero dizer que essa lei popular foi construída com muitas discussão na comunidade negra pelos 388 anos de escravidão sem reparação!

Julio Cesar Condaque Soares 08/07/2021
4

Lei feita só para os que usaram ela acharem que só estão na universidade porque o PT fez politica de cotas, assim mantendo um publico cativo de militantes. O problema não é ser negro ou pobre, o problema é o ensino básico publico ruim. O que tem que melhorar é o ensino básico publico, nem é o caso de investir mais, é o caso de investir melhor. Essa lei é inconstitucional, o STF julgou constitucional somente porque a maioria já tinha sido indicada pelo governo que propôs.

Luiz Gonzaga Cechetto Junior 24/08/2021
12

Todos os pontos levantados pelos usuários

Exibindo resultados 1 a 10 de 14 encontrados.

Baixar
  • Ponto negativo: A política de cotas baseada somente no aspecto da hipossuficiência econômica é o mais correto em um país com tamanha diversidade cultural e miscigenação histórica. Atualmente, as cotas raciais são aplicadas desconsiderando o genótipo do indivíduo, ou seja, se este não for de aparência negra ou parta, desconsidera-se também o passado de seu ascendente escravizado. Não havendo reparação histórica alguma e penalizando-o novamente. É uma política discriminativa por natureza.

    VIRGINIA LUCIA F DE A LIMA 14/05/2022
    5
  • Ponto positivo: Possibilita a ascensão social em uma sociedade extremamente desigual, mas continua a fomentar injustiças. A exigência de hipossuficiência como único critério objetivo para ser contemplado com a política seria o correto. Pois, baratearia e facilitaria a sua aplicabilidade, evitando que demais pessoas pobres continuassem desamparadas e sem perspectiva de melhora de vida.

    Raphael Carvalho Ferreira 10/05/2022
    2
  • Ponto negativo: As cotas baseadas em aspectos fenótipos são de aplicação prática confusa, além de criar conflitos que têm chegado ao judiciário criminalizando condutas. Quem é hipossuficiente e considerado fenotipicamente branco continua desamparado. Mesmo que tenha ancestralidade negra, esta é desconsiderada por não estar manifesta e por não ter análise de genótipo no procedimento, uma vítima "invisível" da escravidão no Brasil. A exigência de somente hipossuficiência facilitaria a aplicabilidade da Lei.

    Raphael Carvalho Ferreira 10/05/2022
    4
  • Ponto negativo: Não se corrige um erro com outro erro; se na constituição diz que discriminação é crime, faz parte da cultura do "jeitinho brasileiro" dizer que para determinadas situações pode. Tentar corrigir um erro histórico dessa forma, é deixar de lado medida mais importante que seria o investimento na educação básica e fundamental.

    Marcos 01/04/2022
    5
  • Ponto positivo: Essa leu cria mais cisões na sociedade do que ajuda. É dirigida somente a alguns grupos em detrimento de outros. Por que a Câmara não destina parte dos seus gastos fabulosos para criar mais oportunidades de acesso, inclusão e integração????

    Julio Nascif 15/10/2021
    1
  • Ponto positivo: Vivo o racismo todos os dias.. Sou negro, e hoje sou engenheiro civil graças a cota.. Quando que teríamos engenheiros negro.. Portanto sou a favor da cota, só sabe quem sente na pele. Afinal a Universidade Paulista é pra todos e os mais humildes, porém lá só estuda 80% de brancos e ricos.. Dessa forma, ganham mais, criam seus filhos com melhores conduções em colégios particulares, prontos para disputar com o filho de pobres que tiveram seus estudos em escolas públicas. Sem condições.

    ZECANICK 06/10/2021
    3
  • Ponto negativo: Devem existir cotas para pobres e não para negros ou pardos! Dizer q a maioria dos pobres são negros, é discriminar o branco pobre! Dizer q é para compensar anos de escravidão, é esquecer q houve brancos escravizados nas lavouras de café tb! Muitos se aproveitam das cotas para entrarem mais facilmente em concursos públicos (onde não se leva a condição social do candidato); sendo assim, pessoas negras e ricas podem se aproveitar dessa lei discriminatória.A cor do cérebro é a mesma!

    JONES FERREIRA DA SILVA 05/10/2021
    9
  • Ponto negativo: A lei de cotas raciais mantém uma segregação na população. Quem é branco e pobre enfrenta uma dificuldade maior do que tinha antes, pela diminuição das vagas disponíveis. Essa pessoa está sendo punida pela cor da sua pele e não tem nenhuma responsabilidade pela escravidão que aconteceu no Brasil e em muitos outros países há mais de cem anos. Concordo com a cota para pessoas de baixa renda, independente da cor.

    Maria Do Socorro Ventura 05/10/2021
    9
  • Ponto positivo: Redução da desigualdade em todas as vertentes na sociedade.

    ROMARIO GOMES 05/10/2021
    2
  • Ponto positivo: auto das ações afirmativas no movimento negro quero dizer que essa lei popular foi construída com muitas discussão na comunidade negra pelos 388 anos de escravidão sem reparaçãoes

    Samara Silvah 05/10/2021
    1