Enquete do REQ 78/2021 CE

Resultado

Resultado final desde 26/04/2021

Opção Participações Percentual
Concordo totalmente 742 99%
Concordo na maior parte 4 1%
Estou indeciso 1 0%
Discordo na maior parte 0 0%
Discordo totalmente 2 0%

O que foi dito

Pontos mais populares

É fundamental reconhecer a pluralidade linguística em nosso país e no mundo. A alteração na LDB de 2017, que retirou a possibilidade do ensino de línguas adicionais concentrando em apenas um único idoma, representa uma mutilação no lugar onde deveria haver amplitude de oportunidades de aprendizagem. Vivemos em um mundo cada vez mais dinâmico, diverso e plural. Limitar o conhecimento é contrário ao desenvolvimento social, econômico, cultural e tecnológico e obtuso em relação ao futuro.

Magaly 29/04/2021
18

Sou desfavorável à exclusão da língua espanhola na Educação Básica, porque os estudantes têm direito à pluralidade de oferta de línguas. Não sendo assim, a escola está sendo hegemônica, quando a educação deve ser plural

Marcia paraquett 28/04/2021
7

Todos os pontos levantados pelos usuários

Exibindo resultados 1 a 10 de 44 encontrados.

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  • Ponto positivo: Impor apenas 1 ou 2 línguas estrangeiras pré-definidas por lei é apagar História e Cultura do povo brasileiro. Diferentes línguas estrangeiras foram trazidas e são praticadas em nosso país, produziram e produzem saberes e competências. Se essas línguas forem excluídas da educação básica, esses saberes e competências serão apagados. É preciso que as diferentes realidades sejam consideradas nas escolhas e que estas sejam feitas pelos agentes que vivem nessas realidades.

    Claudia Maria Pereira de Almeida 04/10/2021
    3
  • Ponto positivo: Pesquisei e trabalhei com línguas adicionais em um projeto político linguístico no município de Niterói. A importância desse ensino para a vida dos alunos como prática emancipadora, principalmente para os periféricos, corrobora a relevância desse debate.

    Gilberto 08/06/2021
    7
  • Ponto positivo: Faz-se essencial a oferta plural de línguas a serem estudadas nas escolas brasileiras. O plurilinguismo é uma ferramenta de formação do indivíduo. Estudar Francês não contribui somente para a formação profissional dos estudantes, como também favorece à reflexão diante de conceitos humanitários e de bases sustentadoras da Democracia e da Solidariedade.

    Luiz Paulo 03/06/2021
    7
  • Ponto positivo: Línguas estrangeiras promovem pontes entre culturas diversas que favorecem reflexões, olhares e percepcões imprescindíveis na construção de saberes plurais, tão necessários à nossa sociedade.

    C Guilherme Sampaio 03/06/2021
    6
  • Ponto positivo: O Brasil faz fronteira com países de língua espanhol e de língua francesa. Temos herança de imigraçoes históricas, gerando colônias alemãs, italianas, holandesas... Além disso, nossos estudantes têm cada vez mais intenção de fazer intercâmbios pelo mundo. Portanto, o ensino de várias línguas é essencial, tanto para manter culturas locais, quanto para expandir as possibilidades para nossos estudantes em outros países, além de favorecer o intercultiralismo e a valorização e respeito à diversidade.

    Aline Lima 02/06/2021
    3
  • Ponto positivo: A LDB dizia que a escolha das LEs ficaria "a cargo da comunidade escolar, dentro das possibilidades da instituição." A imposição do Inglês como única língua obrigatória é um retrocesso gigantesco porque fecha portas para a pluralidade linguística. Muito além de um caráter utilitário, aprender línguas significa ampliar horizontes de percepção do mundo!

    João Marcos Reis de Faria 02/06/2021
    3
  • Ponto positivo: Há uma série de fatores que sustentam a escolha em aprender uma nova língua, que passa pela afinidade linguística, a herança cultural e a necessidade operacional. Então, cabe a quem deva realizar os estudos a escolha do mais lhe atrai.

    Isabel Cristina Guandalini Cilla 03/05/2021
    5
  • Ponto negativo: Há um grande movimento de descolonização que estamos vivenciando nas ciências sociais e, por consequência, nas sociedades ocidentais (e vice-versa). Reforçando esta perspectiva, é fundamental a aproximação linguístico-cultural do Brasil com outros países que estão se libertando ideologicamente dos países invasores. Citando um exemplo de enfraquecimento deste movimento: sem o ensino de língua espanhola como língua adicional nas escolas nos distanciamos dos países hispânicos da América Latina.

    Marcus Mussi 03/05/2021
    0
  • Ponto positivo: Se queremos crescimento do país, a educação é a base para isto. A obrigatoriedade de outra língua estrangeira, além do inglês, se faz necessário no cenário global, na busca da inserção de multinacionais de origem latino-iberica. Falar em Brasil, único país a falar português, na América do Sul e não pensar no fortalecimento do bloco econômico Mercosul, sem uma base na língua espanhola é absurdamente incoerente. Precisamos urgente intensificar a língua espanhola na educação básica.

    Eduardo Coriolano 02/05/2021
    2
  • Ponto positivo: É necessário a pluralidade linguística, pois moramos numa fronteira e se faz necessário essa interação para melhor desenvolvimento cultural, regional na cidade ou fora dela. S dúvida é um projeto necessário.

    Ingrid 02/05/2021
    4

Enquetes populares nesta semana

  1. PEC 14/2021

    Altera o art. 198 da Constituição Federal para estabelecer o Sistema de Proteção Social e Valorização dos Agentes Comunitários de Saúde e Agentes de Combate às Endemias, a aposentadoria especial e exclusiva, e fixar a responsabilidade do gestor local do SUS pela regularidade do vínculo empregatício desses profissionais.

  2. PL 85/2024

    Dispõe sobre fornecimento gratuito da caneta de adrenalina auto injetável pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

  3. PL 1213/2024

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  4. PL 536/2024

    Regulamenta a profissão de Motorista Autônomo de Serviços de Mobilidade Urbana e dá outras providências.

  5. PL 474/2019

    Dispõe sobre a regulamentação do exercício da profissão de Ecólogo.

  6. PL 974/2024

    Altera as Leis nº 8.212 e nº 8.213, ambas de 24 de julho de 1991, para incluir os bolsistas de programa de pós-graduação stricto sensu e de pesquisa científica e tecnológica como segurados obrigatórios do Regime Geral de Previdência Social (RGPS), na categoria contribuinte individual, e a Lei nº 13.536, de 15 de dezembro de 2017, para dispor sobre o direito ao gozo das licenças maternidade e paternidade dos estudantes que recebem bolsa de estudo.