Enquete do PL 658/2021

Resultado

Resultado parcial desde 02/03/2021

Opção Participações Percentual
Concordo totalmente 697 53%
Concordo na maior parte 32 2%
Estou indeciso 0 0%
Discordo na maior parte 34 3%
Discordo totalmente 543 42%

O que foi dito

Pontos mais populares

Biológicos serão cada vez mais importantes para a sustentabilidade e, portanto, devem ser objeto de legislação para garantir os benefícios que podem proporcionar.

Mariangela Hungria 05/10/2021
53

Entre 1985 e 1995, o Brasil tinha o programa mais bem sucedido contra a lagarta-da-soja, à base de um vírus letal, que dispensava inseticidas químicos. O programafoi vítima do seu próprio sucesso. Agricultores passaram a produzir o bioinseticida, coletando lagartas supostamente contaminadas pelo vírus, para aplicação na safra seguinte. Ao invés dos ótimos resultados anteriores, pipocaram relatos de ineficiência. Os erros do passado não podem ser repetidos no presente

Mariangela Hungria 05/10/2021
38

Todos os pontos levantados pelos usuários

Exibindo resultados 1 a 10 de 118 encontrados.

Baixar
  • Ponto negativo: Um dos pontos que devem ser abordados está na produção de agentes biológicos de controle. Com a redação atual vai focar nas mãos das industrias quais as cepas podem ser multiplicada. Porém o produtor ficara dependente de cepas puras que não terão acesso. As cepas puras com acesso nos bancos de germoplasma inviabilizará o acesso devido a dificuldade de fazer pe de cuba, transporte, armazenagem e disponibilidade de cepas camerciais Abertas.

    CARLOS ALBERTO SCAPINI 16/05/2022
    1
  • Ponto positivo: O PL estabelece uma normativa para que o produtor seja autosuficiente na produção e uso de seus bioinsumos. Reduz a dependência de protetores de plantas importados.

    CARLOS ALBERTO SCAPINI 16/05/2022
    1
  • Ponto positivo: O teor do PL merece amplo debate e alterações de conteúdo do texto normativo do PL Substitutivo, incluindo regras claras de produção, uso, cadastros, controle e segurança, fiscalização, entre outros. Cabendo alterações do PL Substituto ou um novo PL.

    Rachel L. Queiroz Chacur 27/11/2021
    1
  • Ponto negativo: Meio ambiente e saúde humana ameaçadas com contaminantes na produção on farm. Quem será responsabilizado?

    Ernesto Benetti 24/10/2021
    1
  • Ponto negativo: A obrigatoriedade de cessão de amostra do isolado pesquisado por instituição de pesquisa particular ou oficial para qualquer interessado pode e irá diminuir o interesse de investimentos na área pois a inovação se perderá com rapidez, o Brasil deveria ir no sentido de remunerar a inovação e o investimento nisso e não penalizar.

    Joao Henrique Alarcon Alegro 19/10/2021
    1
  • Ponto negativo: A falta de fiscalização, controle e regulamentação perante a produção de bioinsumos pode trazer elevados riscos à agricultura brasileira - do pequeno ao grande produtor. Este projeto vai contra a segurança da produção da agricultura, nossa maior riqueza enquanto país. Impossível apoiar algo que pode colocar em risco o futuro do país, nossos alimentos e nossa economia.

    Guilherme Luiz Pirani 19/10/2021
    0
  • Ponto positivo: Regular e dar legalidade ao cidadão produtor rural que produz seu bio insumo e não estar apenas sujeito a agricultura de produtos industrializados.

    Thiago Macitelli 13/10/2021
    1
  • Ponto positivo: Reduz o custo de produção através do cultivo doméstico das cepas atinentes a cada cultura.

    EDMAN ESTEVO JUNIOR 11/10/2021
    0
  • Ponto negativo: Biossegurança e qualidade completamente em risco!

    Rodolfo Siqueira 10/10/2021
    1
  • Ponto negativo: Coloca a segurança alimentar brasileira em risco. Pode ser um desastre para as relações internacionais caso um surto de doença ocorra decorrente da falta de um controle de qualidade adequado desses insumos.

    Thiago Fernandes Rodrigues 09/10/2021
    1
vote nesta enquete

Enquetes populares nesta semana

  1. PL 2717/2019

    O Projeto de Lei 2717/19 define a saúde estética como área de atuação de biólogos, biomédicos, enfermeiros, farmacêuticos, fonoaudiólogos e fisioterapeutas. Conforme o texto, o profissional deve ter título de especialidade regulamentado pelo respectivo conselho de fiscalização. A proposta está em tramitação na Câmara dos Deputados. Segundo o autor, deputado Fred Costa (Patriota-MG), há insegurança jurídica nesse segmento. “A ideia é permitir que esses profissionais exerçam seus conhecimentos em saúde estética, desde que dentro dos limites da área de atuação, da formação profissional e das diretrizes curriculares”, afirmou. Tramitação A proposta tramita em caráter conclusivo e será analisada pelas comissões de Trabalho, de Administração e Serviço Público; de Seguridade Social e Família; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

  2. PLP 235/2019

    O Projeto de Lei Complementar (PLP) 235/19, já aprovado pelo Senado, cria o Sistema Nacional de Educação (SNE), com o objetivo de alinhar, harmonizar e articular políticas, programas e ações da União, dos estados, do Distrito Federal e dos municípios na área educacional. A proposta está agora em análise na Câmara dos Deputados. Pelo texto, a ideia é universalizar o acesso à educação básica e garantir padrão de qualidade; erradicar o analfabetismo; assegurar as oportunidades educacionais; articular níveis, etapas e modalidades de ensino; cumprir planos de educação nos entes federativos; e valorizar os profissionais da educação, entre outras ações. Como princípios e diretrizes do SNE, são mencionadas a igualdade de condições para acesso e permanência na escola, na alocação de recursos e na definição de iniciativas; a articulação entre escola, trabalho e prática social; e ações inclusivas para alunos e populações de comunidades tradicionais, indígenas e quilombolas. Entre os objetivos, estão universalizar o acesso à educação básica, erradicar o analfabetismo e fortalecer os mecanismos redistributivos, todos com qualidade. Fazem parte desses dispositivos a assistência técnica, pedagógica e financeira; a infraestrutura física, tecnológica e de pessoal; e a participação democrática nos processos. Estados, Distrito Federal e municípios terão até dois anos para aprovar legislação específica para criação dos respectivos sistemas estaduais, distrital e municipais de educação. O Ministério da Educação deverá prestar assistência a todos. “O Sistema Nacional de Educação poderá representar um estímulo ao princípio da colaboração entre governos na adoção de políticas educacionais”, afirmou o autor da proposta, senador Flávio Arns (Podemos-PR), ao defender as mudanças. Tramitação O projeto tramitará em conjunto com iniciativa da Câmara (PLP 25/19) e será analisado pelas comissões de Educação; de Finanças e Tributação; e de Constituição e Justiça e de Cidadania. Depois seguirá para o Plenário.     Saiba mais sobre a tramitação de projetos de lei complementar

  3. REQ 201/2023 CE

    Requer a realização de Audiência Pública no âmbito da Comissão de Educação para discutir o Projeto de Lei nº. 2304/2019.

  4. PEC 14/2021

    Altera o art. 198 da Constituição Federal para estabelecer o Sistema de Proteção Social e Valorização dos Agentes Comunitários de Saúde e Agentes de Combate às Endemias, a aposentadoria especial e exclusiva, e fixar a responsabilidade do gestor local do SUS pela regularidade do vínculo empregatício desses profissionais.

  5. PRL 3 CIDOSO => PL 9003/2017

    Parecer da Relatora, Dep. Tereza Nelma (PSD-AL), pela aprovação deste, e do PL 6764/2016, apensado, com substitutivo.

  6. PL 5489/2023

    Prevê assistência à saúde integral para servidores da Sucam e Funasa que manusearam inseticidas carcinogênicos.