Enquete do PL 5384/2020

Resultado

Resultado final desde 04/12/2020

Opção Participações Percentual
Concordo totalmente 36 45%
Concordo na maior parte 9 11%
Estou indeciso 0 0%
Discordo na maior parte 4 5%
Discordo totalmente 31 39%

O que foi dito

Pontos mais populares

De extrema importância que as cotas, por renda, por raça/etnia e por deficiência sejam mantidas, para que algum dia diminuamos as desigualdades sociais. As cotas raciais tem o papel fundamental de acabar com o racismo em nossa sociedade, colocando negros e indígenas, aí sim, em condições de igualdade de disputa com a branquitude que historicamente sempre tiveram acesso a cotas pelo Estado brasileiro, seja acesso a educação, moradia ou terra. As cotas raciais são TAMBÉM reparação à escravidão.

Juam Ferreira 14/07/2022
4

Deveria ser cotas sociais, não cotas pela cor (fenotipo)

ingrid caroline 04/04/2021
13

Todos os pontos levantados pelos usuários

Exibindo resultados 1 a 10 de 12 encontrados.

Baixar
  • Ponto negativo: Essa PL 5384/2020, deveria obrigar tbm as Universidades Eataduais , como por exemplo a UESC de Ilhéus, nunca houve cotas nos cursos de graduação pelo SISU , bem como pós-graduação para PCD.

    Aldo Machado Jr. 11/08/2023
    0
  • Ponto negativo: Deveria ser cotas sociais, não cotas pela cor (fenotipo).

    Aldo Dante Machado Jr 10/08/2023
    3
  • Ponto negativo: As cotas deveriam ser por critério econômico-social, não pela cor ou etnia. Não se resolve um erro com outro erro. Há muitas pessoas pobres ou em situação precária no Brasil, sejam elas brancas, negras, amarelas, indígenas, pardas ou qualquer outra cor. Aliás cor é algo que nem deveríamos mencionar mais, para acabar de vez com o preconceito existente. As pessoas devem ser avaliadas pelo que são e não pela cor de sua pele.

    Samoi Amadio Brito Andrade 10/08/2023
    4
  • Ponto positivo: Fez aumentar em muito a diversidade de alunos, cursos elitizados estão sendo reestruturados, muito bom. Mas acho que poderia ser mais justo a concorrência dentro da ampla. Separar alunos bolsistas, PPI e baixa renda. É muito injusto um aluno da melhor escola particular concorrer com alunos baixa renda, bolsistas de escolas não tão boas, muitas vezes com ensino inferior aos institutos federais.

    Gustavo Germano dos Santos 10/08/2023
    0
  • Ponto negativo: Cotas só deve haver para pessoas economicamentes vulneráveis.

    Alexandre 13/10/2022
    4
  • Ponto positivo: Concordo, o acesso a educação básica não fácil, imagina uma pessoa pobre, sem condições escolares adequadas! A cotas tentam diminuir a desigualdade.

    Daniell S. Silva 13/10/2022
    0
  • Ponto positivo: A Lei de Cotas é garantia de menos de desigualdades na sociedade e o pagamento de uma dívida de mais de 300 anos de escravidão e exploração do povo negro nesse país. Ser contra a manutenção dessa Lei é ser a favor de manutenção de privilégios e do racismo institucional.

    Fabiane Gonçalves 05/10/2022
    1
  • Ponto negativo: As cotas raciais só geram mais descriminação e separação entre o povo Brasileiro.

    Ricardo Barbosa de Albuquerque 11/08/2022
    2
  • Ponto positivo: De extrema importância que as cotas, por renda, por raça/etnia e por deficiência sejam mantidas, para que algum dia diminuamos as desigualdades sociais. As cotas raciais tem o papel fundamental de acabar com o racismo em nossa sociedade, colocando negros e indígenas, aí sim, em condições de igualdade de disputa com a branquitude que historicamente sempre tiveram acesso a cotas pelo Estado brasileiro, seja acesso a educação, moradia ou terra. As cotas raciais são TAMBÉM reparação à escravidão.

    Juam Ferreira 14/07/2022
    4
  • Ponto negativo: Essa Política de Cotas Raciais só serve para dividir a sociedade, assim como nos EUA, cotas sociais sim , cotas raciais não !!!

    Murilo Ribeiro 17/09/2021
    4

Enquetes populares nesta semana

  1. PL 2717/2019

    O Projeto de Lei 2717/19 define a saúde estética como área de atuação de biólogos, biomédicos, enfermeiros, farmacêuticos, fonoaudiólogos e fisioterapeutas. Conforme o texto, o profissional deve ter título de especialidade regulamentado pelo respectivo conselho de fiscalização. A proposta está em tramitação na Câmara dos Deputados. Segundo o autor, deputado Fred Costa (Patriota-MG), há insegurança jurídica nesse segmento. “A ideia é permitir que esses profissionais exerçam seus conhecimentos em saúde estética, desde que dentro dos limites da área de atuação, da formação profissional e das diretrizes curriculares”, afirmou. Tramitação A proposta tramita em caráter conclusivo e será analisada pelas comissões de Trabalho, de Administração e Serviço Público; de Seguridade Social e Família; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

  2. PLP 235/2019

    O Projeto de Lei Complementar (PLP) 235/19, já aprovado pelo Senado, cria o Sistema Nacional de Educação (SNE), com o objetivo de alinhar, harmonizar e articular políticas, programas e ações da União, dos estados, do Distrito Federal e dos municípios na área educacional. A proposta está agora em análise na Câmara dos Deputados. Pelo texto, a ideia é universalizar o acesso à educação básica e garantir padrão de qualidade; erradicar o analfabetismo; assegurar as oportunidades educacionais; articular níveis, etapas e modalidades de ensino; cumprir planos de educação nos entes federativos; e valorizar os profissionais da educação, entre outras ações. Como princípios e diretrizes do SNE, são mencionadas a igualdade de condições para acesso e permanência na escola, na alocação de recursos e na definição de iniciativas; a articulação entre escola, trabalho e prática social; e ações inclusivas para alunos e populações de comunidades tradicionais, indígenas e quilombolas. Entre os objetivos, estão universalizar o acesso à educação básica, erradicar o analfabetismo e fortalecer os mecanismos redistributivos, todos com qualidade. Fazem parte desses dispositivos a assistência técnica, pedagógica e financeira; a infraestrutura física, tecnológica e de pessoal; e a participação democrática nos processos. Estados, Distrito Federal e municípios terão até dois anos para aprovar legislação específica para criação dos respectivos sistemas estaduais, distrital e municipais de educação. O Ministério da Educação deverá prestar assistência a todos. “O Sistema Nacional de Educação poderá representar um estímulo ao princípio da colaboração entre governos na adoção de políticas educacionais”, afirmou o autor da proposta, senador Flávio Arns (Podemos-PR), ao defender as mudanças. Tramitação O projeto tramitará em conjunto com iniciativa da Câmara (PLP 25/19) e será analisado pelas comissões de Educação; de Finanças e Tributação; e de Constituição e Justiça e de Cidadania. Depois seguirá para o Plenário.     Saiba mais sobre a tramitação de projetos de lei complementar

  3. REQ 201/2023 CE

    Requer a realização de Audiência Pública no âmbito da Comissão de Educação para discutir o Projeto de Lei nº. 2304/2019.

  4. PEC 14/2021

    Altera o art. 198 da Constituição Federal para estabelecer o Sistema de Proteção Social e Valorização dos Agentes Comunitários de Saúde e Agentes de Combate às Endemias, a aposentadoria especial e exclusiva, e fixar a responsabilidade do gestor local do SUS pela regularidade do vínculo empregatício desses profissionais.

  5. PL 4476/2023

    Estabelece a definição de moedas sociais, bem como regula a sua emissão e transação através da tecnologia de registro distribuído.

  6. PL 85/2024

    Dispõe sobre fornecimento gratuito da caneta de adrenalina auto injetável pelo Sistema Único de Saúde (SUS).