Enquete do PL 5198/2020

Resultado

Resultado parcial desde 18/11/2020

Opção Participações Percentual
Concordo totalmente 9.744 47%
Concordo na maior parte 193 1%
Estou indeciso 31 0%
Discordo na maior parte 103 0%
Discordo totalmente 11.087 52%

O que foi dito

Pontos mais populares

sim, a língua é fluída etc etc mas é justamente por isso que o pronome neutro é linguisticamente errado e não foi herdado do latim para o português, consequentemente não é uma questão de respeito. além de que com genérico masculino ninguém está sendo excluído da língua portuguesa. estudem antes de palpitar. achei belo e moral o projeto

Yan Oliveira 26/11/2020
538

Projeto de lei completamente ditatorial e inconstitucional. Sobrepor a norma acima da diversidade linguística existente em nosso país deixa claro o caráter ideológico conservador dessa lei. Representa apenas um retrocesso imenso e desentendimento de como funciona língua. Pois a mesma disponibiliza meios para que possamos fazer uso de expressões, palavras, linguajares não oficialmente reconhecidos. Temos projeto muitos mais relevante para votar, estamos em meio a várias crises, absurdo sabe!?

Rexistência Não Binária 25/11/2020
1031

Todos os pontos levantados pelos usuários

Exibindo resultados 1 a 10 de 988 encontrados.

Baixar
  • Ponto positivo: Linguagem neutra NÃO EXISTE, e deve ser banida sim. É uma vergonha privilegiar grupos até mesmo na língua nativa. Lutam contra privilégios de grupo e qualquer um que apresente uma inconformidade como essas é levado a sério.

    Jeferson Presotto 17/05/2023
    0
  • Ponto positivo: A Língua Portuguesa é completa e já tem em sua composição os termos neutros. Além disso sabemos que a línguagem naturalmente muda ao longo dos tempos mas isso acontece de forma organica não imposta. Não dá pra impor a linguagem da minoria sobre a maioria. Seria como se fosse impostoo ensino dos dialetos e girias sulistas para todo o Brasil sob o pretexto de incluir o Sul; ou impor que todo o Brasil falasse com sotaque nordestino, mineiro ou carioca. A Língua é viva e tem de ser respeitada.

    Dani Lima 20/09/2022
    7
  • Ponto negativo: A linguagem neutra de gênero é super importante, tem vários objetivos como: incluir a não-bináriedade, usar para gênero indeterminado, questionar o machismo na Gramática, lutar contra a transfobia, e etc. Fazer uma lei contra uma proposta tão necessária é fortalecer o binarismo de gênero e o sistema patriarcal conservador da Gramática. Eu digo NÃO aos preconceitos e aos estigmas, e SIM à evolução da nossa Gramática e à inclusão de mais minorias, para que elas se sintam incluídas e confortáveis.

    moisés 10 05/08/2022
    2
  • Ponto positivo: A linguagem neutra pode até ser aceita como gíria, linguagem informal, língua falada, mas aceita na gramática? De jeito nenhum. Nossa gramática já abarca essas situações de inclusão! As pessoas inventam cada coisa hj em dia...

    Suzane Teixeira Vitorino da Silva 06/07/2022
    6
  • Ponto positivo: Concordo totalmente porque e melhor pra os nosso filhos

    Alan Caetano 06/07/2022
    1
  • Ponto negativo: A língua Portuguesa está ficando cada vez mais pobre, sou contra a ideologia de gênero, quero que a minha filha vai a escola aprender matéria, não aprender que menino pode ficar com menino, menina pode ficar com menina, não tenho nada contra, mas quero que minha filha estude matéria escolar, quando for maior ela escolhe o que quer ser sem ser influenciada por ninguém é nem por partido político

    roberto godoy 16/02/2022
    1
  • Ponto negativo: A adoção de uma linguagem neutra a ser ensinada a crianças é o princípio de uma tragédia histérica: a ideologia de gênero sendo propagada em escolas. A linguagem neutra, além de ser um português ensinado errado, acaba com as diferenças entre homens e mulheres, impõe uma assepsia de gênero que destrói o princípio de separação entre meninos e meninas.

    JOSÉ G L FREIRE 09/12/2021
    2
  • Ponto positivo: Essa linguagem não deve ser usada em provas, concursos, vestibulares e Enem, porque contraria as regras gramaticais, que prevê apenas as flexões de gênero masculino e feminino.

    JOSÉ G L FREIRE 09/12/2021
    4
  • Ponto positivo: Linguagem neutra é um crime contra a língua portuguesa, é ridículo, não representa nenhum tipo de inclusão e ainda pega mau para os homossexuais. Quando se trata de pessoas todos os idiomas do mundo existem pronomes que diferenciam "ele" de "ela", por que só a nossa língua portuguesa tem que ter essa aberração?

    Antonio Oannes Tavares Venceslau 05/12/2021
    2
  • Ponto negativo: Não binariedade é algo milenar só na América toda tem bastante história antes do europeus invadirem ... Devemos lutar sim pela cultura milenar do nosso povo !!!! E a linguagem sempre está evoluindo isso é um fato !!! Se a não binariedade não for aceita agora um dia será pq a luta é grande!

    Detice de sousa 17/10/2021
    2
vote nesta enquete

Enquetes populares nesta semana

  1. PL 2717/2019

    O Projeto de Lei 2717/19 define a saúde estética como área de atuação de biólogos, biomédicos, enfermeiros, farmacêuticos, fonoaudiólogos e fisioterapeutas. Conforme o texto, o profissional deve ter título de especialidade regulamentado pelo respectivo conselho de fiscalização. A proposta está em tramitação na Câmara dos Deputados. Segundo o autor, deputado Fred Costa (Patriota-MG), há insegurança jurídica nesse segmento. “A ideia é permitir que esses profissionais exerçam seus conhecimentos em saúde estética, desde que dentro dos limites da área de atuação, da formação profissional e das diretrizes curriculares”, afirmou. Tramitação A proposta tramita em caráter conclusivo e será analisada pelas comissões de Trabalho, de Administração e Serviço Público; de Seguridade Social e Família; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

  2. PEC 14/2021

    Altera o art. 198 da Constituição Federal para estabelecer o Sistema de Proteção Social e Valorização dos Agentes Comunitários de Saúde e Agentes de Combate às Endemias, a aposentadoria especial e exclusiva, e fixar a responsabilidade do gestor local do SUS pela regularidade do vínculo empregatício desses profissionais.

  3. PL 85/2024

    Dispõe sobre fornecimento gratuito da caneta de adrenalina auto injetável pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

  4. PLP 235/2019

    O Projeto de Lei Complementar (PLP) 235/19, já aprovado pelo Senado, cria o Sistema Nacional de Educação (SNE), com o objetivo de alinhar, harmonizar e articular políticas, programas e ações da União, dos estados, do Distrito Federal e dos municípios na área educacional. A proposta está agora em análise na Câmara dos Deputados. Pelo texto, a ideia é universalizar o acesso à educação básica e garantir padrão de qualidade; erradicar o analfabetismo; assegurar as oportunidades educacionais; articular níveis, etapas e modalidades de ensino; cumprir planos de educação nos entes federativos; e valorizar os profissionais da educação, entre outras ações. Como princípios e diretrizes do SNE, são mencionadas a igualdade de condições para acesso e permanência na escola, na alocação de recursos e na definição de iniciativas; a articulação entre escola, trabalho e prática social; e ações inclusivas para alunos e populações de comunidades tradicionais, indígenas e quilombolas. Entre os objetivos, estão universalizar o acesso à educação básica, erradicar o analfabetismo e fortalecer os mecanismos redistributivos, todos com qualidade. Fazem parte desses dispositivos a assistência técnica, pedagógica e financeira; a infraestrutura física, tecnológica e de pessoal; e a participação democrática nos processos. Estados, Distrito Federal e municípios terão até dois anos para aprovar legislação específica para criação dos respectivos sistemas estaduais, distrital e municipais de educação. O Ministério da Educação deverá prestar assistência a todos. “O Sistema Nacional de Educação poderá representar um estímulo ao princípio da colaboração entre governos na adoção de políticas educacionais”, afirmou o autor da proposta, senador Flávio Arns (Podemos-PR), ao defender as mudanças. Tramitação O projeto tramitará em conjunto com iniciativa da Câmara (PLP 25/19) e será analisado pelas comissões de Educação; de Finanças e Tributação; e de Constituição e Justiça e de Cidadania. Depois seguirá para o Plenário.     Saiba mais sobre a tramitação de projetos de lei complementar

  5. PL 536/2024

    Regulamenta a profissão de Motorista Autônomo de Serviços de Mobilidade Urbana e dá outras providências.

  6. PL 4476/2023

    Estabelece a definição de moedas sociais, bem como regula a sua emissão e transação através da tecnologia de registro distribuído.