Enquete do PL 237/2020

Resultado

Resultado parcial desde 14/02/2020

Opção Participações Percentual
Concordo totalmente 402 96%
Concordo na maior parte 13 3%
Estou indeciso 0 0%
Discordo na maior parte 0 0%
Discordo totalmente 5 1%

O que foi dito

Pontos mais populares

Provocará maior concorrência interna e com isso a redução de preços de veículos nacionais.

Carlos Andrade 15/02/2020
82

Valor de importação e impostos

Bruno Buccini 17/02/2020
8

Todos os pontos levantados pelos usuários

Exibindo resultados 1 a 10 de 73 encontrados.

Baixar
  • Ponto negativo: Não chega a ser um ponto negativo, mas uma questão a considerar é realmente o mercado de peças. Acho interessante que a lei aponte algumas limitações, como, por exemplo: marca do veículo (se a já montadora possui mercado no Brasil é um bom indicador), ano e quilometragem do veículo (veículos mais antigos e bem usados, ou seja, alta quilometragem, poderão precisar de mais manutenções corretivas), inspeção veicular no país de origem em dia, etc.

    André Vidal Soares 05/04/2023
    0
  • Ponto positivo: Não li toda a proposta, porém acho interessante essa possibilidade de importar um veículo usado. Existe um grupo enorme de pesquisadores brasileiros no exterior que tem de adquirir um veículo usado para se locomover enquanto trabalha em suas pesquisas e depois quando tem que retornar ao Brasil precisa vendê-lo. Se existisse a possibilidade de levá-lo, seria mais uma opção para esse grupo, que já sofre naturalmente pela desvalorização da profissão no Brasil.

    André Vidal Soares 05/04/2023
    1
  • Ponto positivo: O governo não tem porque interferir onde a população investe seu dinheiro. Quer taxar Imposto de Importaçäo ou dificultar com mais processos buracraticos? Ok, mas não permitir o consumidor de escolher comprar novo ou usado no exterior é coibição. Sobre como lidar com o descarte no futuro e possivelmente dos carros nacionais que nao se farao mais uso, que o governo incentive a abertura de comercio de sucatas e reciclagem.

    Luiz Romera 12/02/2023
    2
  • Ponto positivo: O Fato é de teremos acesso a veiculos mais bem estruturados; e apesar de usados, são mais modernos, pois nos EUA, air bag e ABS é obrigatório, pasmem desde 1995, tal obrigação no brasil passou a ser obrigatório somente em 2014. Logo é uma falácia afirmarem que teremos carros velhos e inseguros. Tal iniciativa geraria mais concorrência, e opção para o brasileiro na aquisição de veículos. Espero que neste novo Governo aprove esta PL 237/2020. Apesar de eu não estar muito otimista.

    vagner amaro 21/11/2022
    5
  • Ponto positivo: Ser soberano, e ter o poder de decisão em mãos. E é exatamente o quê este projeto oferece. No mundo capitalista e globalizado de hoje temos que ter o mesmo direito e poder de compra seja de um carro nacional ou não, em boas condições e que cumpra a legislação necessária. Sou totalmente favorável!

    Gabriel Krow 11/10/2022
    8
  • Ponto positivo: O Brasil é um dos únicos países com tal lei. O consumidor deve ter o direito de gastar o dinheiro dele como bem entender, e isso causará competicao no mercado, o que significa a queda de preco para o consumidor. Qual o ponto negativo disso?

    André Zamprogno 05/08/2022
    7
  • Ponto positivo: Há necessidade de se diferenciar veículos usados de antigos. Os antigos não passarão no controle de emissão.

    Daniel Pizani 10/07/2022
    1
  • Ponto positivo: Já estava na hora do Brasil se readequar. Oportunidade de obter carros estrangeiros legalmente como qualquer outro país, a escolha de obter um veículo independente de onde, tem que partir do povo brasileiro, seja ela uma boa ou má escolha, tragam elas consequências ou não, a escolha é de quem tem o poder aquisitivo.

    Fábio Faria 29/04/2022
    5
  • Ponto positivo: A medida abriria novas possibilidades ao consumidor, uma vez que os preços do veículos novos e seminovos estão fora de realidade.

    Josimar do Nascimento 03/02/2022
    11
  • Ponto positivo: As regras de manutenção obrigatória no exterior , pelo menos no reino unido, supera 100x as do brasil. Carros importados semi novos ja serão de imediato de melhor qualidade do que muitos que ja vi por aqui e de custo menor. Precisamos de uma inspeção rigorosa mas justa na entrada ao pais ou uma apresentação do veiculo pelo proprietário quando tomar posse. Sera necessário imagino , leis ou medidas contra o monopólio e também abertura para pessoas físicas de importação independente.

    Gustavo Pelosi Silva De Macedo 21/01/2022
    4
vote nesta enquete

Enquetes populares nesta semana

  1. PEC 14/2021

    Altera o art. 198 da Constituição Federal para estabelecer o Sistema de Proteção Social e Valorização dos Agentes Comunitários de Saúde e Agentes de Combate às Endemias, a aposentadoria especial e exclusiva, e fixar a responsabilidade do gestor local do SUS pela regularidade do vínculo empregatício desses profissionais.

  2. PL 2717/2019

    O Projeto de Lei 2717/19 define a saúde estética como área de atuação de biólogos, biomédicos, enfermeiros, farmacêuticos, fonoaudiólogos e fisioterapeutas. Conforme o texto, o profissional deve ter título de especialidade regulamentado pelo respectivo conselho de fiscalização. A proposta está em tramitação na Câmara dos Deputados. Segundo o autor, deputado Fred Costa (Patriota-MG), há insegurança jurídica nesse segmento. “A ideia é permitir que esses profissionais exerçam seus conhecimentos em saúde estética, desde que dentro dos limites da área de atuação, da formação profissional e das diretrizes curriculares”, afirmou. Tramitação A proposta tramita em caráter conclusivo e será analisada pelas comissões de Trabalho, de Administração e Serviço Público; de Seguridade Social e Família; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

  3. PL 85/2024

    Dispõe sobre fornecimento gratuito da caneta de adrenalina auto injetável pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

  4. PL 536/2024

    Regulamenta a profissão de Motorista Autônomo de Serviços de Mobilidade Urbana e dá outras providências.

  5. PL 974/2024

    Altera as Leis nº 8.212 e nº 8.213, ambas de 24 de julho de 1991, para incluir os bolsistas de programa de pós-graduação stricto sensu e de pesquisa científica e tecnológica como segurados obrigatórios do Regime Geral de Previdência Social (RGPS), na categoria contribuinte individual, e a Lei nº 13.536, de 15 de dezembro de 2017, para dispor sobre o direito ao gozo das licenças maternidade e paternidade dos estudantes que recebem bolsa de estudo.

  6. PL 474/2019

    Dispõe sobre a regulamentação do exercício da profissão de Ecólogo.