Enquete do PL 5415/2019

Resultado

Resultado parcial desde 08/10/2019

Opção Participações Percentual
Concordo totalmente 103 80%
Concordo na maior parte 5 4%
Estou indeciso 0 0%
Discordo na maior parte 0 0%
Discordo totalmente 21 16%

O que foi dito

Pontos mais populares

Preocupação com os pacientes que já utilizam medicamentos biológicos.

Cris Antemo 15/10/2019
5

Biossimilares foram introduzidos na Europa há 15 anos, e o uso naqueles países já atingiu mais de 2 bilhões de pacientes-dia. Nunca um biossimilar aprovado de acordo com as recomendações da OMS foi retirado do mercado por questões de segurança. Ao mesmo tempo, a entrada dos biossimilares no mercado reduz o preço destes medicamentos de alto custo e aumenta o acesso a biológicos, como mostrou a experiência europeia. Estudos que avaliaram a troca não mostraram problemas de eficácia ou segurança.

Daniel Soares Freire 10/08/2021
1

Todos os pontos levantados pelos usuários

Exibindo resultados 1 a 10 de 20 encontrados.

Baixar
  • Ponto positivo: O problema não é o biossimilar e sim a troca sem o conhecimento médico, sabemos que na teoria os medicamentos são iguais, mas na prática não. Espero que aprovem logo esse projeto para aliviar a dor de quem está com o tratamento comprometido por essa troca descontrolada objetivando só a redução de custo.

    Maikon Bolson 20/07/2022
    0
  • Ponto negativo: A entrada dos biossimilares aumenta a concorrência no mercado possibilitando a queda do preço dos biológicos originadores e com isso possibilitando que eles se mantenham no SUS para pacientes em uso prévio ou em início de tratamento. Apesar disso a eficácia e segurança dos biossimilares já foi comprovada em vários países desde 2006 com a aprovação do primeiro na Europa. Como médica tenho experiência desde 2013 e meus pacientes mantiveram remissão sem eventos adversos.

    Hellen De Carvalho 16/08/2021
    0
  • Ponto negativo: Acho que o medicamento poderia ser trocado por um biossimilar estando ou não em início de tratamento. Pois eu que uso adalimumabe por exemplo e já ficou faltando diversas vezes na farmácia de alto custo não teria como nesse tempo usar um biossimilar por estar em tratamento a bastante tempo e correr o risco da saúde piorar por falta de medicamento. E poderia caso o paciente em tratamento estiver sem o medicamento deveria ser prioridade em consulta médica pelo SUS o mais rápido possível

    Marcelo Junior 11/08/2021
    0
  • Ponto positivo: Ideal pois a intercambiabilidade pode ser prejudicial ao tratamento, sendo assim possível ou iniciar já com o bioasimilar ou não conforme a linha de tratamento ideal para cada caso.

    Grá Carolina 11/08/2021
    1
  • Ponto positivo: É de extrema importância que a troca dos medicamentos referência pelos biossimilares só ocorra com a devida autorização do médico assistente.

    Beatriz Yamashiro 11/08/2021
    2
  • Ponto positivo: Muito bom esse PL 5415/2019 e de grande importância, para nós paciente reumáticos. Como toda certeza, esse projeto tem que ser aprovado pelos deputados, seria um grande passo e alivio para nós todos que precisamos dos medicamentos biológicos.

    Natalie Fernandes 11/08/2021
    1
  • Ponto positivo: Cada paciente tem que ter o direito de usar uma mediação adequada, pois no dia a dia já sofremos muito com a doença de cronh então tudo que for possível para melhorar as nossas vidas tem que ser feito. E outra se tu faz tratamento somente o teu médico tem direito de trocar a medicação nem um outro órgão deve mexer na medicação prescrita de um paciente.

    Diovanna Kreuzburg 11/08/2021
    1
  • Ponto positivo: Assunto muito sério e até mesmo de vida ou morte para muitos. Eu no momento posso usar apenas 1 (um) biológico já fabricado, sem condições de ser trocado automaticamente por outro biossimilar.

    Lillian Dos Anjos 10/08/2021
    1
  • Ponto negativo: Biossimilares foram introduzidos na Europa há 15 anos, e o uso naqueles países já atingiu mais de 2 bilhões de pacientes-dia. Nunca um biossimilar aprovado de acordo com as recomendações da OMS foi retirado do mercado por questões de segurança. Ao mesmo tempo, a entrada dos biossimilares no mercado reduz o preço destes medicamentos de alto custo e aumenta o acesso a biológicos, como mostrou a experiência europeia. Estudos que avaliaram a troca não mostraram problemas de eficácia ou segurança.

    Daniel Soares Freire 10/08/2021
    1
  • Ponto positivo: Vivenciei situaçao de troca de medicaçao biológica de alto custo por medicaçao de menor custo efetivada pelo Plano de Saúde m/medico optou em requisita-la no SUS...e pude manter a medicaçao prescrita pelo medico assistente. Sou profissional da Saúde e reitero q.em todas situaçoes a prescriçao medica deve prevalescer. Que todos cidadoes tenham esse direito e respeito.

    maria helena 10/08/2021
    1
vote nesta enquete