Enquete da PEC 108/2019

Resultado

Resultado final desde 09/07/2019

Opção Participações Percentual
Concordo totalmente 11.317 50%
Concordo na maior parte 358 2%
Estou indeciso 66 0%
Discordo na maior parte 298 1%
Discordo totalmente 10.776 47%

O que foi dito

Pontos mais populares

Os conselhos não precisam de extinção, e sim de TRANSPARÊNCIA.

Gonçalves Gonçalves 10/07/2019
123

Transformar em direito privado uma atividade que é de obrigação do estado.

Patrícia 09/07/2019
207

Todos os pontos levantados pelos usuários

Exibindo resultados 1 a 10 de 2537 encontrados.

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  • Ponto negativo: O registro em um determinado conselho não dirá se você é um bom ou mau profissional, dirá apenas que você tem registro.

    Wendell Moura 04/11/2021
    1
  • Ponto positivo: totalmente apoiado a PEC 108, pelo fim do exame de ordens ja que passamos uma graduação de 4 anos.

    Andreia Maria De Sousa Maria 21/10/2021
    1
  • Ponto positivo: totalmente apoiado a PEC 108, pelo fim do exame exame de ordem.

    Andreia Maria De Sousa Maria 21/10/2021
    1
  • Ponto negativo: O profissional passa anos no curso, aí quando termina, ainda precisa pagar para exercer a profissão.

    fernando sousa 02/10/2021
    2
  • Ponto positivo: Esses "conselhos, todos" apenas arrecadam dos profissionais e autuam os contribuintes, verdadeiro sanguessugas da sociedade.

    fernando sousa 02/10/2021
    4
  • Ponto positivo: Nunca exerci a profissão de Administrador e sou obrigada a pagar anuidade. Entrei duas vezes com protocolo de cancelamento de registro no CRA-DF, o primeiro foi negado e o segundo está na fila para avaliar desde antes da pandemia. Enquanto isso, vão arrecadando e enrolando. Não sei mais o que fazer para cancelar o meu registro. Esse Conselho é muito inútil, nem fiscalizam os concursos em que as vagas deveriam ser para Administrador, porém o edital diz que é para qualquer nível superior.

    Arlete Lety 19/09/2021
    1
  • Ponto negativo: Sou contra essa medida. Conselhos Profissionais são órgãos de autorregulação profissional, que prezam pelo Interesse Público, nas quais os próprios profissionais - responsáveis por um determinado campo de responsabilidade profissional - são capazes de legislar sobre seus próprios assuntos técnicos, coisa que pessoas leigas não terão capacidade. Essa medida, ao desobrigar e enfraquecer os Conselhos Profissionais, desprofissionalizam profissões importantes que protegem a sociedade.

    Gustavo Carolino 12/09/2021
    1
  • Ponto positivo: 1• Concordo em Gênero, Número e Grau, afinal é a ideia do governo atual (liberdade econômica); 2• Mas tem que mudar também legislação sobre a criminalização no Brasil; 3• profissional ruim vai existir atuando no mercado, seja com ou sem conselho de classe, o que vai fazer diferença é quando o ruim cometer seu erro ele ser arbitrado com leis de verdade, que o considerem um criminoso/culpado, e aí, quem vai querer trabalhar com criminoso ??? O mercado por si só se auto-controla.

    Abner Planater Planater 06/09/2021
    3
  • Ponto positivo: diminuir ou acabar com valor de anuidade, imagine somente nesse ano de 2021 sou obrigado a pagar de anuidade e juros multa quase R$ 3.000,00.

    osenilson dos santos crisostomo 02/09/2021
    3
  • Ponto positivo: Imagina ter que pagar a maior anuidade entre os conselhos. Imagine ainda pagar taxa para cada trabalho executado, e são taxas consideráveis, imagina ter que fazer isso para cada serviço ou nota fiscal. Imagina que além desses pagamentos para tudo, o processo é lento, burocrático. Considere também que a maioria dos representados por esse conselho trabalham como analistas e não recebem o piso. Essa é a realidade dos engenheiros. O sistema CREA CONFEA tem que acabar urgentemente.

    Jorge José Fernandes Filho 25/08/2021
    3

Enquetes populares nesta semana

  1. PEC 14/2021

    Altera o art. 198 da Constituição Federal para estabelecer o Sistema de Proteção Social e Valorização dos Agentes Comunitários de Saúde e Agentes de Combate às Endemias, a aposentadoria especial e exclusiva, e fixar a responsabilidade do gestor local do SUS pela regularidade do vínculo empregatício desses profissionais.

  2. PL 2717/2019

    O Projeto de Lei 2717/19 define a saúde estética como área de atuação de biólogos, biomédicos, enfermeiros, farmacêuticos, fonoaudiólogos e fisioterapeutas. Conforme o texto, o profissional deve ter título de especialidade regulamentado pelo respectivo conselho de fiscalização. A proposta está em tramitação na Câmara dos Deputados. Segundo o autor, deputado Fred Costa (Patriota-MG), há insegurança jurídica nesse segmento. “A ideia é permitir que esses profissionais exerçam seus conhecimentos em saúde estética, desde que dentro dos limites da área de atuação, da formação profissional e das diretrizes curriculares”, afirmou. Tramitação A proposta tramita em caráter conclusivo e será analisada pelas comissões de Trabalho, de Administração e Serviço Público; de Seguridade Social e Família; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

  3. PL 85/2024

    Dispõe sobre fornecimento gratuito da caneta de adrenalina auto injetável pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

  4. PL 536/2024

    Regulamenta a profissão de Motorista Autônomo de Serviços de Mobilidade Urbana e dá outras providências.

  5. PLP 235/2019

    O Projeto de Lei Complementar (PLP) 235/19, já aprovado pelo Senado, cria o Sistema Nacional de Educação (SNE), com o objetivo de alinhar, harmonizar e articular políticas, programas e ações da União, dos estados, do Distrito Federal e dos municípios na área educacional. A proposta está agora em análise na Câmara dos Deputados. Pelo texto, a ideia é universalizar o acesso à educação básica e garantir padrão de qualidade; erradicar o analfabetismo; assegurar as oportunidades educacionais; articular níveis, etapas e modalidades de ensino; cumprir planos de educação nos entes federativos; e valorizar os profissionais da educação, entre outras ações. Como princípios e diretrizes do SNE, são mencionadas a igualdade de condições para acesso e permanência na escola, na alocação de recursos e na definição de iniciativas; a articulação entre escola, trabalho e prática social; e ações inclusivas para alunos e populações de comunidades tradicionais, indígenas e quilombolas. Entre os objetivos, estão universalizar o acesso à educação básica, erradicar o analfabetismo e fortalecer os mecanismos redistributivos, todos com qualidade. Fazem parte desses dispositivos a assistência técnica, pedagógica e financeira; a infraestrutura física, tecnológica e de pessoal; e a participação democrática nos processos. Estados, Distrito Federal e municípios terão até dois anos para aprovar legislação específica para criação dos respectivos sistemas estaduais, distrital e municipais de educação. O Ministério da Educação deverá prestar assistência a todos. “O Sistema Nacional de Educação poderá representar um estímulo ao princípio da colaboração entre governos na adoção de políticas educacionais”, afirmou o autor da proposta, senador Flávio Arns (Podemos-PR), ao defender as mudanças. Tramitação O projeto tramitará em conjunto com iniciativa da Câmara (PLP 25/19) e será analisado pelas comissões de Educação; de Finanças e Tributação; e de Constituição e Justiça e de Cidadania. Depois seguirá para o Plenário.     Saiba mais sobre a tramitação de projetos de lei complementar

  6. PL 974/2024

    Altera as Leis nº 8.212 e nº 8.213, ambas de 24 de julho de 1991, para incluir os bolsistas de programa de pós-graduação stricto sensu e de pesquisa científica e tecnológica como segurados obrigatórios do Regime Geral de Previdência Social (RGPS), na categoria contribuinte individual, e a Lei nº 13.536, de 15 de dezembro de 2017, para dispor sobre o direito ao gozo das licenças maternidade e paternidade dos estudantes que recebem bolsa de estudo.