Enquete do PL 1930/2019

Resultado

Resultado parcial desde 02/04/2019

Opção Participações Percentual
Concordo totalmente 43 38%
Concordo na maior parte 0 0%
Estou indeciso 0 0%
Discordo na maior parte 0 0%
Discordo totalmente 70 62%

O que foi dito

Pontos mais populares

Paulo Freire não é só um importante educador brasileiro, mas sim mundial. Como uma personalidade brasileira tão homenageada mundo afora seria “despatronado” em sua própria pátria?

lucas47@gmail.com 30/04/2019
15

Diante de tal infeliz projeto de lei, percebe-se que os propósitores desconhecem o estudo, pesquisa e trabalho de Paulo Freire. Muito menos compreendem o processo de educação brasileira. Estima-se que haja tempo para evitar tamanho absurdo.

raquelantuness@gmail.com 02/05/2019
15

Todos os pontos levantados pelos usuários

Exibindo resultados 1 a 10 de 15 encontrados.

Baixar
  • Ponto negativo: Várias pessoas apontam que a nomeação de Paulo Freire é ideológica, mas parecem não perceber que a grande parte dos questionamentos, aqui apresentados, são também de caráter ideológico. Estamos falando de uma pessoa que adquiriu reconhecimento internacional. Não devemos deixar que nossas crenças e ideologias interfiram na análise dos fatos.

    Roberto Edgar Soares Rocha 17/10/2023
    0
  • Ponto positivo: Não deve haver nenhum patrono da educação. Simples. Se a revogação é ideológica, A LEI QUE O NOMEOU COMO PATRONO TAMBÉM FOI IDEOLÓGICA, e ainda mais manifestado pelos contrários ao presente projeto, "ele nem influenciou a educação atual", então é justamente por isso que deve ser revogada a lei. Sem patrono, isto sim significa "sem ideologias".

    Daniel Angelo Passaia 11/05/2021
    3
  • Ponto negativo: A PL peca por desconhecer que o método Paulo Freire foi usado uma única vez no país, feito excusivamente para agricultores de Recife e, nunca foi aplicado em nenhuma escola nacional. O mestre, agraciado com títulos de doutor honoris causa mundialmente, é estudado no Brasil somente em faculdades, por alunos de Pedagogia.

    Sonia Frei 15/04/2021
    1
  • Ponto negativo: Paulo Freire é reconhecido mundialmente pelos seus estudos,esse projeto tem fim ideológico,a fim de tirar a liberdade de expressão e pensamento dos alunos, quem não concorda com Paulo Freire é quem nunca leu um livro, não querem que os jovens se tornem seres pensantes, não quem que o jovem tenha senso crítico, isso é uma forma de tirar a liberdade de expressão e pensamento não só da escola, mas dá população. Paulo Freire é um orgulho para a educação.

    Cássia Luce De Lima Barbosa 31/03/2021
    2
  • Ponto negativo: Paulo Freire é um educador reconhecido mundialmente e ao contrário dos rótulos citados aqui, marxista etc, ele não o é . Se esse povo que só sabe repetir o discurso tivesse sido educado criticamente como defendeu Freire não seriam papagaios que reproduzem discursos de outros, mas formariam opinião problematizando a sua realidade. Freire provou que aprendemos em comunhão, aprendemos uns com os outros sempre na relação dialógica e democrática, daí sermos seres inconclusos, não somos estamos sendo

    Eliane Freitas 13/02/2021
    3
  • Ponto positivo: A indicação de Paulo Freire como patrono da educação brasileira, foi algo politico e ideológico e que não deve se misturar a educação. No meu ver não deveria existir um patrono da educação!

    Denis Silveira 28/07/2020
    6
  • Ponto positivo: Acho a mesma do Patriota abaixo. É absurdo ver Paulo Freire como patrono da educação brasileira. Basta ler o livro A Pedagogia do Oprimido e perceber como ele sempre defendeu a criação de um pensamento crítico nos estudantes com objetivos de revolução para uma tal libertação contra os opressores. Tal revolução ocorreria inclusive por meio de violência,pois os opressores já teriam iniciado a mesma.

    Alberto Oliveira 10/06/2020
    4
  • Ponto positivo: Esta proposta abre espaço para uma educação mais genuína nas escolas brasileiras, deixando de lado a doutrinação ideológica.

    Nina 09/06/2020
    5
  • Ponto positivo: É absurdo ver Paulo Freire como patrono da educação brasileira. Basta ler o livro A Pedagogia do Oprimido e perceber como ele sempre defendeu a criação de um pensamento crítico nos estudantes com objetivos de revolução para uma tal libertação contra os opressores. Tal revolução ocorreria inclusive por meio de violência,pois os opressores já teriam iniciado a mesma.

    Bruno Paiva 02/04/2020
    5
  • Ponto negativo: Paulo freire é um Brasileiro reconhecido mundialmente em seus estudos. É de motivo orgulho ele ser Patrono!

    Escritor amador 08/02/2020
    7
vote nesta enquete

Enquetes populares nesta semana

  1. PL 2717/2019

    O Projeto de Lei 2717/19 define a saúde estética como área de atuação de biólogos, biomédicos, enfermeiros, farmacêuticos, fonoaudiólogos e fisioterapeutas. Conforme o texto, o profissional deve ter título de especialidade regulamentado pelo respectivo conselho de fiscalização. A proposta está em tramitação na Câmara dos Deputados. Segundo o autor, deputado Fred Costa (Patriota-MG), há insegurança jurídica nesse segmento. “A ideia é permitir que esses profissionais exerçam seus conhecimentos em saúde estética, desde que dentro dos limites da área de atuação, da formação profissional e das diretrizes curriculares”, afirmou. Tramitação A proposta tramita em caráter conclusivo e será analisada pelas comissões de Trabalho, de Administração e Serviço Público; de Seguridade Social e Família; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

  2. PEC 14/2021

    Altera o art. 198 da Constituição Federal para estabelecer o Sistema de Proteção Social e Valorização dos Agentes Comunitários de Saúde e Agentes de Combate às Endemias, a aposentadoria especial e exclusiva, e fixar a responsabilidade do gestor local do SUS pela regularidade do vínculo empregatício desses profissionais.

  3. PL 85/2024

    Dispõe sobre fornecimento gratuito da caneta de adrenalina auto injetável pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

  4. PLP 235/2019

    O Projeto de Lei Complementar (PLP) 235/19, já aprovado pelo Senado, cria o Sistema Nacional de Educação (SNE), com o objetivo de alinhar, harmonizar e articular políticas, programas e ações da União, dos estados, do Distrito Federal e dos municípios na área educacional. A proposta está agora em análise na Câmara dos Deputados. Pelo texto, a ideia é universalizar o acesso à educação básica e garantir padrão de qualidade; erradicar o analfabetismo; assegurar as oportunidades educacionais; articular níveis, etapas e modalidades de ensino; cumprir planos de educação nos entes federativos; e valorizar os profissionais da educação, entre outras ações. Como princípios e diretrizes do SNE, são mencionadas a igualdade de condições para acesso e permanência na escola, na alocação de recursos e na definição de iniciativas; a articulação entre escola, trabalho e prática social; e ações inclusivas para alunos e populações de comunidades tradicionais, indígenas e quilombolas. Entre os objetivos, estão universalizar o acesso à educação básica, erradicar o analfabetismo e fortalecer os mecanismos redistributivos, todos com qualidade. Fazem parte desses dispositivos a assistência técnica, pedagógica e financeira; a infraestrutura física, tecnológica e de pessoal; e a participação democrática nos processos. Estados, Distrito Federal e municípios terão até dois anos para aprovar legislação específica para criação dos respectivos sistemas estaduais, distrital e municipais de educação. O Ministério da Educação deverá prestar assistência a todos. “O Sistema Nacional de Educação poderá representar um estímulo ao princípio da colaboração entre governos na adoção de políticas educacionais”, afirmou o autor da proposta, senador Flávio Arns (Podemos-PR), ao defender as mudanças. Tramitação O projeto tramitará em conjunto com iniciativa da Câmara (PLP 25/19) e será analisado pelas comissões de Educação; de Finanças e Tributação; e de Constituição e Justiça e de Cidadania. Depois seguirá para o Plenário.     Saiba mais sobre a tramitação de projetos de lei complementar

  5. PL 536/2024

    Regulamenta a profissão de Motorista Autônomo de Serviços de Mobilidade Urbana e dá outras providências.

  6. PL 4476/2023

    Estabelece a definição de moedas sociais, bem como regula a sua emissão e transação através da tecnologia de registro distribuído.