Enquete da PEC 187/2016

Resultado

Resultado parcial desde 05/04/2018

Opção Participações Percentual
Concordo totalmente 21 5%
Concordo na maior parte 6 2%
Estou indeciso 0 0%
Discordo na maior parte 6 2%
Discordo totalmente 339 91%

O que foi dito

Pontos mais populares

Não há pontos positivos em explorar o território indígena seria um suicídio mundial

Daphine Klivia Klivia 21/08/2019
60

Ameaça a existência dos povos originários. Fere a dignidade da nação.

Noris Botelho 21/08/2019
38

Todos os pontos levantados pelos usuários

Exibindo resultados 1 a 10 de 64 encontrados.

Baixar
  • Ponto negativo: A PEC 187/16 parte de pressupostos preconceituosos e equivocados segundo os quais os povos indígenas não estariam autorizados a praticar atividades econômicas, exercer os atos necessários à administração de seus bens e comercializar as suas produções, o que já é garantido pela Constituição brasileira de forma ampla e, na prática, limita esses direitos apenas às atividades agropecuárias e florestais.

    Cleber Cesar Buzatto 09/09/2022
    0
  • Ponto negativo: Alguma liderança indígena foi consultada? A oitiva das comunidade nesse caso não é preliminar à proposição de PEC?

    Paulo Henrique Pinheiro 31/08/2019
    0
  • Ponto negativo: Sou a favor da paz indígena e contra mais fazenda de gado ou outro.

    Ivanete Machado Dos Santos Ferreira 30/08/2019
    1
  • Ponto negativo: Os nativos sao os donos das terras! Nos somos os estrangeiros. Respeitem a lei maxima do Brasil.

    Do Nasn 28/08/2019
    1
  • Ponto negativo: Indígenas são livres.

    Claudia Barberis Moreno 23/08/2019
    0
  • Ponto negativo: Povos indígenas sempre tiveram direito de plantar e colher em seu território. A PEC cria brecha para exploração de recursos naturais por não-indígenas. Lideranças indígenas estão se manifestando contra, o que diz que não foram consultados e a PEC não cuida dos interesses deles.

    Arthur Corrêa 23/08/2019
    0
  • Ponto positivo: Isso pode permitir melhor fiscalização e assim quem mora no local poderá proteger naturaza/terra permitindo que tenham desenvolvimento sustentável.

    Luiz Carlos Floriano 23/08/2019
    2
  • Ponto negativo: Coloca em risco a vida dos animais que são extremamente importantes por ecossistema, além de coloca risco a vida dos povos tradicionais indígenas e até mesmo a vida urbana, pois pode causar um desequilíbrio das chuvas, tendo consequência como seca ou enchentes...

    Antonia Beatriz 22/08/2019
    3
  • Ponto negativo: Explorar terras indígenas vai acabar com as áreas de terras mais conservadas do país . Inadimissível ao equilíbrio Planetário.

    Luiz Guilherme Todeschi 22/08/2019
    1
  • Ponto negativo: A terra pertence aos indios. querem implantar esse absurdo pensando que assim vai ter mais dinheiro.

    Brenda Ataide 22/08/2019
    1
vote nesta enquete

Enquetes populares nesta semana

  1. PL 2717/2019

    O Projeto de Lei 2717/19 define a saúde estética como área de atuação de biólogos, biomédicos, enfermeiros, farmacêuticos, fonoaudiólogos e fisioterapeutas. Conforme o texto, o profissional deve ter título de especialidade regulamentado pelo respectivo conselho de fiscalização. A proposta está em tramitação na Câmara dos Deputados. Segundo o autor, deputado Fred Costa (Patriota-MG), há insegurança jurídica nesse segmento. “A ideia é permitir que esses profissionais exerçam seus conhecimentos em saúde estética, desde que dentro dos limites da área de atuação, da formação profissional e das diretrizes curriculares”, afirmou. Tramitação A proposta tramita em caráter conclusivo e será analisada pelas comissões de Trabalho, de Administração e Serviço Público; de Seguridade Social e Família; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

  2. PEC 14/2021

    Altera o art. 198 da Constituição Federal para estabelecer o Sistema de Proteção Social e Valorização dos Agentes Comunitários de Saúde e Agentes de Combate às Endemias, a aposentadoria especial e exclusiva, e fixar a responsabilidade do gestor local do SUS pela regularidade do vínculo empregatício desses profissionais.

  3. PL 85/2024

    Dispõe sobre fornecimento gratuito da caneta de adrenalina auto injetável pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

  4. PLP 235/2019

    O Projeto de Lei Complementar (PLP) 235/19, já aprovado pelo Senado, cria o Sistema Nacional de Educação (SNE), com o objetivo de alinhar, harmonizar e articular políticas, programas e ações da União, dos estados, do Distrito Federal e dos municípios na área educacional. A proposta está agora em análise na Câmara dos Deputados. Pelo texto, a ideia é universalizar o acesso à educação básica e garantir padrão de qualidade; erradicar o analfabetismo; assegurar as oportunidades educacionais; articular níveis, etapas e modalidades de ensino; cumprir planos de educação nos entes federativos; e valorizar os profissionais da educação, entre outras ações. Como princípios e diretrizes do SNE, são mencionadas a igualdade de condições para acesso e permanência na escola, na alocação de recursos e na definição de iniciativas; a articulação entre escola, trabalho e prática social; e ações inclusivas para alunos e populações de comunidades tradicionais, indígenas e quilombolas. Entre os objetivos, estão universalizar o acesso à educação básica, erradicar o analfabetismo e fortalecer os mecanismos redistributivos, todos com qualidade. Fazem parte desses dispositivos a assistência técnica, pedagógica e financeira; a infraestrutura física, tecnológica e de pessoal; e a participação democrática nos processos. Estados, Distrito Federal e municípios terão até dois anos para aprovar legislação específica para criação dos respectivos sistemas estaduais, distrital e municipais de educação. O Ministério da Educação deverá prestar assistência a todos. “O Sistema Nacional de Educação poderá representar um estímulo ao princípio da colaboração entre governos na adoção de políticas educacionais”, afirmou o autor da proposta, senador Flávio Arns (Podemos-PR), ao defender as mudanças. Tramitação O projeto tramitará em conjunto com iniciativa da Câmara (PLP 25/19) e será analisado pelas comissões de Educação; de Finanças e Tributação; e de Constituição e Justiça e de Cidadania. Depois seguirá para o Plenário.     Saiba mais sobre a tramitação de projetos de lei complementar

  5. PL 536/2024

    Regulamenta a profissão de Motorista Autônomo de Serviços de Mobilidade Urbana e dá outras providências.

  6. PL 974/2024

    Altera as Leis nº 8.212 e nº 8.213, ambas de 24 de julho de 1991, para incluir os bolsistas de programa de pós-graduação stricto sensu e de pesquisa científica e tecnológica como segurados obrigatórios do Regime Geral de Previdência Social (RGPS), na categoria contribuinte individual, e a Lei nº 13.536, de 15 de dezembro de 2017, para dispor sobre o direito ao gozo das licenças maternidade e paternidade dos estudantes que recebem bolsa de estudo.